Diretores / Realizadores do Motel Sama


Luísa Sequeira
















Luísa Sequeira é jornalista e produtora cultural. Formada em jornalismo e com especialização em realização de documentários. Iniciou a carreira em Moçambique e mais tarde regressou a Portugal. 
Durante 10 anos trabalhou em televisão, apresentando, produzindo e coordenando vários programas. Realizou vídeo-instalações e documentários. Destaca-se a coordenação e apresentação do programa “Fotograma” da RTP, dedicado à promoção do cinema em língua portuguesa.
É diretora de programação do Shortcutz, um festival internacional dedicado aos curtas-metragens realizado na cidade do Porto. Este festival também tem edições em Lisboa, Londres, Amsterdam e Berlin.
Em 2011 dirigiu e apresentou o projeto audiovisual "Porto sem Nó", vencedor da Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros, no Festival Internacional de Televisão do Rio de Janeiro.
Dirigiu o documentário "Mulheres no Palco". Assinou a direção 

de arte do curta "Mulher.Mar".
Atualmente está realizando vários projetos, entre eles destaca-se o documentário sobre Glauber Rocha
e a seu envolvimento com a Revolução de Portugal.
 
Eduardo Filipe Sama

Sama é o “Alter ego” de Eduardo Filipe.
Enquanto Eduardo Filipe trabalha como ator e diretor, 
Sama manifesta-se como autor de contos, quadrinhos e 
animações experimentais.
Eduardo Filipe atuou nos filmes: ”Era uma vez...”, 

”As Meninas” e ”Uma História do Rio Paraguai".
No teatro integrou as peças, “Os 12 trabalhos de Hércules”, 

”O Ateneu” e ”Adoráveis Picaretas”, esta de sua própria autoria.
Fez a concepção artística das montagens teatrais, “Zastrozzi” e 

"O Zelador", ambas com direção de Selton Mello. 
Foi o Mentor da equipe de cinema da Universidade Católica da Cidade do Porto no festival “Ver e Fazer Filmes” realizado na cidade de Guimarães, Capital da Cultura Europeia 2012.
Já Sama é artista visual premiado em salões de Arte Contemporânea, Cartuns e Histórias em Quadrinhos. Venceu em 1º lugar o XV Salão Carioca de Humor com o polêmico trabalho “Bradesco Bin Laden”. Colaborou para as revistas: "Piauí", "Argumento", "General", "Heavy Metal", "Golden Shower", "Irmãos Grimm em Quadrinhos" entre outras. 
Em 2011 lançou seu primeiro livro, "A Balada de Johnny Furacão", considerada uma das melhores HQs do ano no Brasil.
 Na Europa, colaborou para o periódico Francês, “Gazette de La Lucarne” e foi um dos convidados do Festival de Amadora 2012, onde apresentou o seu segundo livro, “Cadernos do Sama”, volume 1. Em 2013 expôs no IX Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.Durante este mesmo ano começou a produzir, em parceria com Luisa Sequeira, o projeto " Motel Sama".